O objetivo desta disciplina é conhecer os conceitos fundamentais de Estatística com aplicações em saúde.

Pesquisa reproduzível é o conjunto de recursos e procedimentos que possibilitam que os resultados de uma pesquisa, seja científica ou apenas um relatório de análise de dados, sejam reproduzíveis por outras pessoas em outros ambientes. Isso permite que a pesquisa seja auditada, assegurada, além de servir de molde para situações semelhantes e facilmente permitir que sejam feitas extensões. Literate programming ou documentos dinâmicos, como o uso de fragmentos da linguagem R em documentos LaTeX, são exemplos de recursos em pesquisa reproduzível. No entanto, o Curso que será desenvolvido em 3 partes, também abordará recursos para visualização interativa de dados e desenvolvimento de pacotes R, conforme descrito a seguir.

  • Parte I: Em pesquisa reproduzível serão abordados os recursos para produção de documentos dinâmicos usando as linguagens de marcação LaTeX e markdown para produção de documentos em PDF e HTML usando fragmentos de código R.
  • Parte II: Em visualização interativa de dados a enfase será na exibição interativa de informação permitindo controle/interação do/com usuário.
  • Parte III: Finalmente, em desenvolvimento de pacotes R, serão vistos os recursos para construção de pacotes em R para facilitar a disponibilização tanto de dados (fonte da pesquisa) quanto de funções e métodos, cuja utilidade é tanto acadêmica quanto profissional.

O objetivo desta disciplina é capacitar os alunos em conceitos básicos de estatística que permitam a interpretação de resultados de análises e procedimentos estatísticos, bem como a execução de procedimentos e análises estatística básicas. O curso compreende três grandes tópicos:

  • Análise descritiva e exploratória de dados
  • Noções de probabilidades e distribuições de probabilidades
  • Introdução à procedimentos de inferência estatística

O objetivo desta disciplina é capacitar os alunos em conceitos básicos de estatística que permitam a interpretação de resultados de análises e procedimentos estatísticos, bem como a execução de procedimentos e análises estatística básicas. O curso compreende três grandes tópicos:

  • Análise descritiva e exploratória de dados
  • Noções de probabilidades e distribuições de probabilidades
  • Introdução à procedimentos de inferência estatística

O objetivo desta disciplina é capacitar os alunos em conceitos básicos de estatística que permitam a interpretação de resultados de análises e procedimentos estatísticos, bem como a execução de procedimentos e análises estatística básicas. O curso compreende três grandes tópicos:

  • Análise descritiva e exploratória de dados
  • Noções de probabilidades e distribuições de probabilidades
  • Introdução à procedimentos de inferência estatística